Percentual deve ficar abaixo de 30%; nível considerado adequado varia entre 40% e 60%
A umidade relativa do ar chegou a ficar abaixo de 30% nas regiões Sudeste e Nordeste do país ao longo da semana e, segundo a Climatempo, a situação deve persistir nos próximos dias.
De acordo com a agência, embora as chuvas comecem a ganhar força nesta época do ano, as duas regiões podem enfrentar os períodos de baixa umidade, especialmente em dias que as massas de ar seco predominem.
A Climatempo destaca que a umidade relativa do ar recomendada varia entre 40% e 60%. A Organização Mundial da Saúde (OMS)aponta que essa faixa de umidade relativa do ar é considerada ideal para o bem-estar da população.
Os índices que variam entre 30% e 40% podem gerar desconforto, enquanto valores abaixo de 20% já são classificados como estado de alerta. Os níveis críticos, inferiores a 12%, podem causar problemas graves, como desidratação severa e complicações respiratórias.
Para esta quarta-feira (27), as regiões mais afetadas são o norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, nordeste do Piauí, centro-sul do Ceará e oeste do Rio de Janeiro, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Já entre quinta-feira (28) e sexta-feira (29), o destaque será o interior do Nordeste, onde a umidade continuará abaixo de 30%.
A Climatempo destaca que nesse período alguns cuidados são essenciais para enfrentar o tempo seco. Veja:
Beber bastante água;
Cuidados com o ambiente: Utilizar umidificadores ou recipientes com água para melhorar a qualidade do ar em casa;
Evitar esforço e exposição excessiva ao sol;
Reduzir atividades intensas, principalmente nos horários mais quentes do dia.
Usar protetor solar e roupas leves e preferir roupas claras e acessórios como chapéus e óculos com proteção UV.
Boa alimentação: Consumo de frutas e vegetais ricos em água, como melancia, pepino e laranja.
- Sob supervisão
Fonte: CNN Brasil