Polônia, que já declarou intenção de aumentar gastos com defesa, quer se tornar protagonista no flanco oriental da Otan
A Polônia e os Estados Unidos assinaram um acordo no valor de quase US$ 2 bilhões para a entrega de suporte logístico para o sistema de defesa aérea Patriot, anunciou o ministro da Defesa polonês nesta segunda-feira (31).
A Polônia está aumentando suas capacidades de defesa, posicionando-se como protagonista no flanco oriental da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) diante de uma Rússia assertiva e também de uma administração dos EUA, sob Donald Trump, que criticou duramente a Europa em questões de segurança.
O acordo com os americanos diz respeito à entrega de suporte logístico para o sistema Patriot dentro das Forças Armadas e inclui componentes de suporte técnico, bem como treinamento.
O Ministério da Defesa da Polônia afirmou que a implementação do acordo permitiria a prontidão operacional dos lançadores Patriot, que formam a base do programa Wisla. Ele visa combater, entre outras coisas, mísseis balísticos táticos de curto alcance, incluindo mísseis de manobra.
Estimulada pela invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em 2022, a Polônia se tornou o maior gastador da Otan em termos da proporção de sua riqueza nacional dedicada à defesa. Varsóvia disse que gastou 4,1% do produto interno bruto (PIB) em defesa em 2024, com uma promessa de aumentar isso para 4,7% em 2025.
Fonte: CNN Brasil