Com objetivo de proporcionar avaliação dos estomas – abertura feita na parede abdominal –, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), promoveu uma importante ação voltada para pacientes estomizados, que, na oportunidade, receberam ainda orientações sobre saúde da pele, cuidados específicos, além de instruções sobre o recorte e aplicação dos equipamentos.
Realizada na última quarta-feira (19), durante a ação foram compartilhadas dicas valiosas sobre alimentação e hábitos diários. Além do atendimento especializado, os pacientes receberam os equipamentos coletores.
Em um ambiente de aprendizado e troca de experiências, os usuários tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o banho com as bolsas, a troca correta dos equipamentos e a alimentação adequada. Ao final, muitos saíram mais confiantes e seguros para retomar as atividades diárias com mais autonomia e qualidade de vida.
De acordo com a Sesau, a iniciativa serve para reforçar a importância do acompanhamento especializado e do suporte contínuo para pessoas estomizadas, promovendo bem-estar e inclusão. Ainda, segundo a pasta, a ação será realizada de forma periódica, garantindo que os pacientes continuem recebendo o suporte necessário para o cuidado com a estomia.
A ação contou com a participação de enfermeiras da empresa Hollister, fornecedora dos equipamentos, além da enfermeira responsável pelo ambulatório de estomias.
A bolsa de ostomia é utilizada por pacientes que foram submetidos a procedimento cirúrgico de exteriorização do cólon na parede abdominal. A cirurgia tem como finalidade proporcionar um novo trajeto para eliminação do material fecal. O uso da bolsa de ostomia pode ser temporário ou permanente, a depender do caso clínico.
Foto: Arquivo