PF faz operação contra mineração ilegal de ouro na Bahia

Brasil

Investigação aponta que exploração ilícita de ouro ocorre desde 2009 na região

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (22) uma operação contra a mineração ilegal de ouro no interior da Bahia. Cerca de 40 policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão na cidade de Santaluz, a quase 300 quilômetros de Salvador.

A ação é um desdobramento da operação Insistência, quando a PF realizou buscas em um conglomerado de garimpos em uma fazenda no povoado de Serra Branca.

A investigação aponta que a exploração ilícita de ouro ocorre desde 2009 na fazenda que foi alvo da ação. Inclusive, já existe uma ação penal contra o irmão do atual responsável pela propriedade, que persiste na prática criminosa, segundo a polícia.

Os agentes cumpriram as ordens judiciais em sítios próximos a garimpos, onde utilizam uma técnica hidrometalúrgica para extrair o ouro de minério oriundos de garimpos ilegais.

O minério é extraído do “rejeito” por meio do procedimento de lixiviação, no qual se utiliza uma grande quantidade de cianeto de sódio.

A PF ainda informa que o uso ilegal de cianeto de sódio ou de potássio pode causar um significativo impacto negativo à saúde humana e ao meio-ambiente local. As substâncias são altamente tóxicas e a comercialização é controlada pelo Exército Brasileiro.

Os investigados devem responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva. As penas somadas podem chegar a 19 anos de prisão.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *