O prefeito Ricardo Nunes (MDB) deu nota 9,5 à educação da cidade São Paulo, apesar da piora nos números de alfabetização da cidade. A declaração foi feita em sabatina nesta sexta-feira (6) realizada pelo UOL e Folha.
O que aconteceu
Candidato à reeleição disse que só não dá nota 10 porque “busca estar sempre melhorando o serviço”. Hoje, só 38% dos alunos da cidade aprendem a ler no tempo certo. Mas, segundo Nunes, a mudança na metodologia de avaliação do indicador pelo Ministério da Educação impede que sejam feitas comparações entre antes e depois de seu governo.
Prefeito promete alfabetização de 95% dos alunos no tempo certo em eventual segundo governo. Ele também lembrou que há hoje vagas em creches para todas as crianças na cidade de São Paulo.
Nunes também prometeu aumentar a Guarda Civil Metropolitana em 2.000 homens. A ideia é que a corporação ganhe 500 novos membros a cada ano até 2028, caso o candidato seja reeleito.
Candidato volta a dizer que prefeitura agiu contra presença de PCC no transporte público, mas não explica demora em agir. Nunes não soube explicar porque a prefeitura não adotou antes medidas mais drásticas em relação ao vínculo do crime organizado com a Transwolff e a Upbus, que estão sob intervenção do município desde abril.
‘Ministério mudou a metodologia’, diz Nunes sobre piora na alfabetização. Em resposta sobre o tema, o candidato fez questão de frisar que São Paulo teve performance melhor que cidades governadas por PSOL e PSB na avaliação do Ideb. Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB) disputam a prefeitura por esses partidos.
Não estou criticando o Ministério da Educação. O próprio ministério diz não ser coerente fazer uma comparação com mudança de tecnologia.
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo
Fonte: UOL