Núcleo do Parque Estadual Cantareira em SP é fechado devido a focos de incêndio

Brasil

81 unidades de preservação estão fechadas por risco de incêndio; chamas foram detectadas entre os municípios de Guarulhos, Mairiporã e a capital

O Núcleo Cabuçu do Parque Cantareira foi fechado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (5), devido aos focos de incêndio nos municípios de Guarulhos, Mairiporã e na capital.

O gabinete de crise do governo determinou o acionamento de um helicóptero para o lançamento de água e o corpo de Bombeiros já iniciou o combate às chamas nesta tarde. As equipes estão mobilizadas para proteger as áreas de preservação.

Segundo a Defesa Civil do estado, o número de unidades de conservação fechados por risco de incêndio chegou a 81. A região está sendo monitorada continuamente com drones térmicos e equipes terrestres.

Na tarde de terça-feira (3), o Parque Estadual Itapetinga, no município de Atibaia, Região Administrativa de Campinas, também registrou focos de incêndio. As equipes da Fundação Florestal (FF) atuam no combate ao fogo com apoio aéreo.

A decisão tomada pelo governo de São Paulo irá manter a unidade de conservação do Núcleo Cabuçu fechada até o dia 12 de setembro, com possibilidade de alteração conforme as condições climáticas e os riscos associados.

Durante este período, as equipes da Fundação Florestal devem estar em mobilização total, com foco em ações de prevenção, monitoramento territorial e combate aos incêndios, além de prestar apoio às comunidades vizinhas, afirmou a Defesa Civil.

Com o efetivo para combater os incêndios no estado ampliado, a ação conta com 15 novas equipes atuando nas Unidades de Conservação, além das 19 já existentes. A quantidade de bombeiros civis subiu quase 80% com 102 profissionais.

As equipes contam com 15 veículos 4×4, equipados com motobombas com capacidade de 600 litros d’água e mangueira acoplada, além de novos equipamentos de controle do fogo.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *