Yoav Gallant discutirá próxima fase da guerra em Gaza e escalada das hostilidades na fronteira com o Líbano
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, chegou ao Departamento de Estado dos Estados Unidos em Washington, nesta segunda-feira (24), para discutir sobre a atual situação da guerra em Gaza com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
Espera-se que Gallant discuta a próxima fase do conflito e a escalada das hostilidades na fronteira com o Líbano.
Alguns manifestantes protestaram durante a chegada do ministro israelense em frente ao Departamento de Estados dos EUA, em Washington, segurando cartazes escrito “Palestina Livre”.
A visita ocorre em meio a escalada de tensões na fronteira entre Israel e o Líbano, onde hostilidades com o Hezbollah têm aumentado o temor por um conflito mais amplo.
“Estamos preparados para qualquer ação que possa ser necessária em Gaza, no Líbano e em mais áreas”, disse Gallant em um comunicado antes de partir para Washington, onde disse que se encontraria com o seu homólogo americano Lloyd Austin e com o secretário de Estado, Antony Blinken.
O Hezbollah começou a atacar Israel pouco depois do ataque do Hamas, em 7 de Outubro, ter desencadeado a guerra em Gaza, e os lados têm trocado golpes desde então.
Em abril, o grupo apoiado pelo Irã lançou seu mais profundo ataque à Israel desde o início do conflito. Já em junho, o Hezbollah disparou foguetes contra o vizinho em retaliação a um ataque israelense que matou um alto comandante de campo do Hezbollah.
O Hezbollah disse que não vai interromper os ataques até que haja um cessar-fogo em Gaza. Na terça-feira (18), Israel alertou o Hezbollah para a possibilidade de uma “guerra total” caso a escalada continue.
Fonte: CNN Brasil