“Com essa decisão, queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem”, escreveu o ministro da Educação, Camilo Santana
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024 até a próxima sexta-feira (14 de junho), às 23h59.
“Com essa decisão, queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem”, escreveu o ministro da Educação, Camilo Santana.
O procedimento deve ser feito pela Página do Participante.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep) informa que o pagamento da taxa é de R$ 85.
O valor pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto. O pagamento é feito por meio de boleto do Banco do Brasil, que só é disponibilizado após acesso ao sistema do exame por meio do login do portal Gov.br.
O Inep alerta que os candidatos que conseguiram isenção do pagamento da taxa não estão automaticamente inscritos.
Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, todos os moradores do estado que queiram prestar o Enem 2024 terão isenção da taxa de inscrição, independentemente de terem sido ou não afetados pelas chuvas. O Inep diz que os gaúchos terão um prazo extra para se inscrever, mas ainda não informou quando o período se encerra.
Veja o cronograma do Enem 2024:
14/06: fim do período de inscrições
19/06: pagamento da taxa
03/11: Primeiro dia da prova do Enem 2024
10/11: Segundo dia de prova do Enem 2024
20/11: Divulgação do gabarito
10 e 11/12: Reaplicação das provas
13/01/2025: Divulgação do resultado
Fonte: CNN Brasil