Fundo para bancar subsídio deve ter mais de R$ 10 bilhões
O governo federal deve anunciar nos próximos dias linhas de crédito subsidiadas para ajudar a indústria, o comércio e cooperativas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Ministério da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços discutem a criação de um fundo que, de partida, teria R$ 10 bilhões em caixa.
Na mais recente versão do projeto, avalia-se taxas entre 1% e 8% ao ano. Mas essas alíquotas ainda podem ser alteradas, de acordo com fontes que participam dessas discussões.
Na última sexta-feira, o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, recebeu representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERS), que apresentaram uma lista de pedidos.
Além de uma linha de crédito para a reconstrução das indústrias, o setor quer a desburocratização dos processos de ajuda e a anistia ou prorrogação de impostos.
Também foi solicitado que o governo federal institua um programa emergencial de manutenção de emprego e renda, nos moldes do que ocorreu durante a pandemia de Covid-19.
Segundo a FIERS, nove em cada dez indústrias do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas enchentes e levarão, pelo menos, três anos para se recuperar.
Fonte: CNN Brasil